Iniciativa beneficiará 75 jovens de nível fundamental e médio
Por Cristian Caldas

Durante quatro meses, 75 jovens de ensino fundamental e médio terão uma capacitação gratuita para aprender conceitos essenciais de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual, Blockchain e Internet das Coisas. A ideia é que esses jovens desenvolvam uma visão crítica sobre as tecnologias emergentes — inovações que ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. A iniciativa do Núcleo de Estudo e Ação Mundo da Juventude (NEAM) da PUC-Rio, em parceria com o Instituto ECOA, ainda prevê uma ajuda de custo para transporte e alimentação aos alunos.
O curso “Introdução a Tecnologias Emergentes” está todo estruturado em uma plataforma online e faz parte do programa Residência em TIC, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para formar profissionais nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação. As inscrições foram abertas ao público, mas o pré-requisito era estar matriculado a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio — incluindo alunos de graduação.
O NEAM também planeja um curso de programação em Python junto ao Coordenador do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA) da PUC-Rio, Marco Aurélio Pacheco. O ICA fornecerá o equipamento e os profissionais necessários. A ideia ainda está em período de avaliação.
O NEAM é um programa que acolhe jovens de baixa renda entre 14 e 24 anos, com o intuito de proporcionar conhecimentos introdutórios e primeiras experiências no mercado de trabalho, além de apresentar o ambiente da Universidade. A iniciativa existe desde 1981 e já beneficiou cerca de 42 mil adolescentes por meio de cursos, palestras, oficinas e passeios externos.