A formação do Departamento de Medicina surgiu a partir de um projeto educacional estruturado para a especialização e pós-graduação. Hoje, existe um forte investimento em técnicas para atividades práticas a fim de consolidar os conhecimentos dos alunos e aprimorar a excelência dos cursos

Em 1953, Faculdade de Aperfeiçoamento Médico, depois, Instituto de Aperfeiçoamento Médico, e, em 1962, Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio. Ao longo dos anos, a Escola Médica recebeu várias designações, até se tornar, em março de 2017, Departamento de Medicina. Hoje, o trabalho desenvolvido vai além da sala de aula. Ao mesmo tempo que existem cursos reconhecidos pelo conteúdo técnico, há um trabalho voltado para a sociedade com o Ambulatório São Lucas, fundado há cinco anos, e que presta um importante serviço para a população de baixa renda.

A grande procura de médicos por uma especialização levou o professor Rubem da Costa Leite Amarante, na época chefe da Clínica de Otorrinolaringologia da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, criar há 67 anos a antiga Faculdade de Aperfeiçoamento Médico da PUC-Rio. A iniciativa foi aprovada pelo então Reitor da Universidade, padre Pedro Belisário Velloso Rebello, S.J.

 O gastroenterologista Geraldo Siffert (1909-1986) foi o idealizador e fundador da Pós-Graduação. Graças ao contato próximo com os jesuítas, ele se empenhou para que o projeto fosse adiante, e foi, inclusive, diretor da Escola Médica de Pós-Gradução. Em 1970, o Conselho Federal de Educação credenciou o mestrado em Gastroenterologia da Escola Médica, que foi o primeiro curso de Pós-Graduação da área clínica da Medicina no Brasil.

Audiência do Papa João XXIII ao médico Geraldo Siffert, diretor da Escola Médica de Pós Graduação da PUC-Rio em 1962 | Foto: Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio

A sede da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio era uma secretaria, no Edifício Cardeal Leme, sala 511. As aulas práticas de Especialização Médica da Universidade ocorriam nos hospitais conveniados, assim como as teóricas, já que os alunos passavam grande parte do tempo nos hospitais. Por isso, durante um tempo, a medicina da PUC-Rio não era muito conhecida dentro da Universidade.

Em 2012, ao constatar o crescimento da pós-graduação de medicina na Universidade, a Reitoria cedeu o terreno de uma casa residencial para a construção da nova sede da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, que, em 2017, passou a funcionar como Departamento de Medicina. Muitos foram os professores, como o endocrinologista Luiz César Póvoa (1937-2012) e o cirurgião plástico Ivo Pitanguy (1923-2016), que ajudaram a consolidar o perfil da Pós-Graduação da Medicina da Universidade ao longo dos anos.

Casa do Departamento de Medicina da PUC-Rio | Foto: Catarina Kreischer

Hoje, o departamento oferece em torno de 30 cursos, como psiquiatria, reumatologia e cardiologia, tem 28 professores vinculados e registrou 546 alunos ativos em 2019. Segundo o diretor do Departamento de Medicina, professor Walmir Coutinho, em meio à crise nacional de ensino, o departamento conseguiu manter o número total de discentes em cursos, que foram muito procurados. O diretor também relata que há um investimento em um ensino prático para solidificar mais ainda o conteúdo.

– Estamos investindo bastante na incorporação de técnicas de ensino ativo, que são métodos novos de atividades práticas, para ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Tentamos priorizar, acima de qualquer outro interesse, a busca da excelência no ensino, e fazemos isto com o auxílio da incorporação desses métodos.   

Walmir Coutinho

O Departamento de Medicina da Universidade, também chamado de MEDPUC-Rio, administra ainda o Ambulatório São Lucas, fundado em 2015, que oferece atendimento em diferentes especialidades com preços populares. O professor Walmir Coutinho afirma que, após a recente inauguração de um setor de imagens para o ambulatório, uma nova infraestrutura foi montada com o objetivo de multiplicar o volume de atendimentos no São Lucas. De acordo com ele, a parte física já foi ampliada, agora são sete salas de consulta – antes, eram duas. Além disso, segundo o diretor, o ambulatório ampliou o número de profissionais e de especialidades oferecidas nos atendimentos.

As publicações científicas relacionadas à MEDPUC-Rio são, segundo o diretor do departamento, importantes para medir a excelência de uma instituição. O professor Walmir Coutinho ressalta que o número de publicações com professores da Medicina da PUC-Rio tem crescido ao longo dos anos. Ele conta que o Departamento de Medicina realiza parcerias com outros departamentos e com universidades estrangeiras, que ajudam na evolução do curso e na produção de projetos colaborativos. 

– Temos um número crescente de departamentos interagindo conosco, dentre eles podemos citar os de Psicologia, Artes & Design, Arquitetura e Urbanismo, Informática e Química. Também temos várias parcerias internacionais; já tivemos alguns encontros realizados em nossa estrutura, em parceria com a Europa, Estados Unidos, como projetos de geriatria e endocrinologia. 

O diretor do Departamento de Medicina, Walmir Coutinho | Foto: Catarina Kreischer

O professor ainda observa que há altos investimentos na parte da questão assistencial, ações não só relevantes para o treinamento dos pós-graduandos, mas, também, na prestação de serviços à população de baixa renda. Ele destaca o Ambulatório São Lucas como importante auxílio médico de inclusão e reitera o papel da MEDPUC-Rio no auxílio a pacientes com condição econômica baixa e que enfrentam dificuldades para conseguir um atendimento médico de qualidade.

– Acreditamos que a medicina no Brasil precisa estar voltada para todas as classes, e, dentro desta visão, ficamos muito felizes em ver o atendimento do Ambulatório São Lucas voltado tanto para a população de baixa renda, como a comunidade da Rocinha, quanto para pessoas de renda mais alta. Achamos que este aspecto de inclusão social do atendimento da saúde é uma parte importante da visão do departamento.