Departamento de Psicologia promove reforma curricular e implementa bacharelado em Neurociências, com primeira turma em 2021. Durante a pandemia, Serviço de Psicologia Aplicada mostra versatilidade ao oferecer atendimento clínico on-line para os pacientes

Desde 1953, a PUC-Rio se dedica aos estudos sobre psicologia e à formação de profissionais da área, o que a faz ser pioneira, uma vez que a regulamentação da profissão no Brasil foi em 1964. Agora, o Departamento de Psicologia mais uma vez mostra estar na vanguarda ao abrir vagas para o primeiro bacharelado do país em neurociências. Outro diferencial do departamento é o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que propicia aos alunos oportunidades de estágios e pesquisas. Além disso, faz parte do SPA a Clínica Universitária de Psicologia Padre Benkö, que oferece atendimento gratuito para população.

Na década de 1950, a estrutura da PUC-Rio começou a ser composta por diversos institutos, entre eles, o Instituto de Psicologia Aplicada, fundado em 1953 pelo padre húnguro Antonius Benkö, S.J., inicialmente anexo à Faculdade de Filosofia. Em 1956, o reitor Padre Alonso, S.J., solicitou a transferência do Instituto para o campus da Gávea, inaugurado no ano anterior. Com a reforma universitária nos anos de 1960 foi fundado o Departamento de Psicologia, e o IPA ficou voltado para as atividades de estágio.

Pesquisadoras no Laboratório de Aprendizagem do Departamento de Psicologia, em 1972 | Foto: Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio

O Diretor do Departamento de Psicologia, professor Jesus Landeira-Fernandez, ressalta que o número de alunos matriculados – cerca de 800 estudantes – nunca foi tão alto desde a instauração do curso, e aponta a Reforma Curricular de 2018 como um fator fundamental para o crescimento. Segundo Landeira, a nova reforma foi inspirada em currículos de instituições estrangeiras, com ênfase em um ensino mais voltado para a formação prática.

– Nos três primeiros anos, os alunos desfrutam de uma formação sólida em uma área básica, em que aproveitam vários laboratórios, que visam à prática. Nos dois anos seguintes, o foco é a área profissional. Os estágios foram dobrados: antes, os acadêmicos deveriam cumprir um ano e, agora, são dois. Assim, a reforma permitiu uma ênfase no ensino prático e a escolha de cursar um número maior de matérias eletivas.

Jesus Landeira-Fernandez
Posse do diretor do Departamento de Psicologia, professor Jesus Landeira-Fernandez, em 2012 | Foto: Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio

A psicologia da PUC-Rio tem tradição na área clínica, principalmente em psicanálise, mas, ao longo dos anos, tornou-se um curso com uma visão mais generalista. De acordo com a Coordenadora de Graduação, Luciana Fontes, atualmente o curso oferece uma diversidade de linhas teóricas. Os professores não se restringem à clínica e psicanálise, eles também ensinam outras linhas, como neurociência, psicologia social e psicologia do desenvolvimento, afirma a coordenadora.

Outro fruto da Reforma Curricular de 2018 foi a recente criação do curso especializado em neurociências. O coordenador da nova graduação, professor Daniel Mograbi, ressalta que a PUC foi pioneira, mais uma vez, ao implementar o primeiro curso do país em neurociências, de quatro anos de duração e, com mais dois de estudos, vai possibilitar a dupla graduação em psicologia.

Mograbi conta que desde o primeiro período haverá um sistema de tutoria com auxílio personalizado a alunos, como no momento de escolher disciplinas optativas, eletivas e até mesmo a opção de estágio.

– A ideia vem desde o ano passado, e a pandemia nos motivou a colocar em prática. É o primeiro curso do país que já inicia em neurociências, outras universidades não começam com ela, mas se direcionam depois. Com uma atuação profissional ampla, desde pesquisa até atuações na área de saúde, o estudante também vai aprender sobre indústria farmacêutica, neuroimagem, desenvolvimento tecnológico, entre outras áreas.

Clínica e atendimento remoto

A coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), professora Helenice Charchat, observa que o SPA é um dos fatores que deixa a psicologia da PUC-Rio em destaque. O setor é responsável pelo estágio profissionalizante para alunos da graduação e especialização, disponibiliza uma clínica que oferece atendimento gratuito, individual e em grupo, para pacientes de comunidades carentes de todo o estado. A Clínica Universitária de Psicologia Padre Benkö recebeu o nome em homenagem a padre Benkö, responsável por sua instalação, em 1960, ainda como Centro de Orientação Psicopedagógico (COPP). Anos mais tarde, o jesuíta  participou da inauguração da clínica. Durante a pandemia, o SPA funcionou com atendimento remoto e, segundo Helenice, após esta experiência, a equipe pretende investir em outros modelos.

– Queremos continuar também on-line, mesmo após a pandemia, porque percebemos que, desta forma, mais pessoas são atendidas, principalmente as que têm dificuldade de chegar ao nosso local. Os pacientes podem não vir ao SPA e, mesmo assim, podem ser acolhidos por nossos profissionais.

O Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., após descerrar a placa das novas instalações do SPA | Foto: Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio

Coordenador da Pós-Graduação, o professor Jean Carlos Natividade, destaca a importância da integração que ocorre entre os estudantes da pós e da graduação nos grupos de pesquisa, formados por alunos bolsistas de iniciação científica, como FAPERJ e CNPq. Para a Coordenadora Adjunta da pós, professora Terezinha Féres-Carneiro, as bolsas disponibilizadas pelo PIBIC são fundamentais tanto para possibilitar uma boa formação para os alunos quanto para o desenvolvimento das pesquisas da Universidade.

A Professora Teresinha Feres-Carneiro, do Departamento de Psicologia, recebe a medalha comemorativa aos 70 anos da PUC-Rio, em 2010 | Foto: Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio

Mais antiga professora do departamento, Terezinha está profundamente ligada à PUC-Rio – graduação e mestrado foram cursados na Universidade. Ela é autora do único método psicológico de avaliação familiar elaborado no Brasil, cuja base foi a dissertação de mestrado da professora, Um novo instrumento clínico de avaliação das relações familiares. Qualquer psicólogo pode ter acesso ao teste Entrevista Familiar Estruturada (EFE), publicado pela editora Casa do Psicólogo. Ela considera que, nestes anos, todos participaram ativamente para o desenvolvimento do departamento. – O departamento prima pela preocupação com a qualidade da formação em todos os níveis, graduação, especialização, pós-graduação. Pioneirismo, compromisso e excelência são as marcas do nosso departamento – resume.