A criação do Departamento de Engenharia Elétrica é um dos capítulos importantes da memória da Universidade. Ele foi pioneiro ao implantar Programa de Pós-Graduação, com a criação do mestrado, em 1963, iniciativa que orientou a implementação da pós em outros cursos da PUC-Rio

A história da Engenharia Elétrica se confunde com o início da PUC-Rio. Fundado em 1947, apenas sete anos depois da abertura da instituição, o departamento tem ainda uma outra particularidade: a pós-graduação da Universidade começou formalmente há 57 anos, em 1963, com o mestrado em Engenharia Elétrica, que é pioneiro no Brasil. O anuário de 1967 registra que a experiência da Engenharia Elétrica serviria para direcionar as outras pós-graduações que viessem a ser criadas na instituição.

O diretor do departamento, professor Delberis Araujo Lima, define o curso como um ambiente com forte atuação em pesquisa e solidificado como uma referência a ser seguida para programas do Centro Técnico Científico (CTC). A palavra de ordem é inovação em todo o tempo.

– O nosso quadro docente é bastante experiente, são todos professores consolidados, que formam uma graduação e um programa de pós-graduação fortes. Ainda assim, precisamos sempre renovar para que consigamos manter a mesma força ao longo do tempo.

O diretor do departamento de Engenharia Elétrica, professor Delberis Araujo Lima | Foto: Amanda Dutra

A partir de 1981, em parceria com o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), o departamento passou a fornecer o título de Doutor em Engenharia Elétrica. A pós-graduação de Engenharia Elétricajá formou mais de 1.116 mestres e 333 doutores. Nos últimos dados divulgados, em 2018, cerca de 150 alunos estavam matriculados nos cursos de pós-graduação e 170 alunos na graduação. 

O CETUC é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas de graduação e pós-graduação em telecomunicações no Departamento de Engenharia Elétrica. O setor, que comemora 55 anos de existência em 2020, surgiu a partir de uma ação liderada pelo professor Luiz Carlos Bahiana com alunos de Mestrado em Engenharia Elétrica. Quatro anos depois, em 1969, houve a inauguração do Laboratório de Antenas do CETUC, instalado no terraço do Edifício da Amizade. Um dos maiores feitos do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio foi a medição de sinais de satélite, após um contrato de US$160 mil por meio de um convênio feito com a IntelSat. Alunos do CETUC foram contratados para trabalhar na pesquisa.

Laboratório do CETUC (1980) | Foto: Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio

Nota Máxima

Em 2017, a pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio recebeu nota máxima, 7, pela CAPES. O professor Delberis Araujo Lima ressalta que, além da ótima avaliação – é a primeira vez que o departamento obtém este resultado –, a principal conquista da coordenação é formar recursos humanos.

– Demorou para alcançarmos este ponto de excelência. É difícil avaliar em que momento exato houve essa virada de qualidade, foi gradativo ao longo do tempo. Tudo o que alcançamos, a liderança na área de pesquisa e a forte relação com a indústria são contribuições importantes na formação dos nossos alunos, dos nossos recursos humanos. 

Lima ressalta que conciliar o tempo de gestão do curso de Engenharia Elétrica com as obrigações de professor é algo complicado, mas, assinala, este fato não supera a adequação do currículo de Engenharia Elétrica às exigências do mercado. A transformação digital perpassa todas as áreas do conhecimento e deve ser o foco de atuação de qualquer formando e graduado em engenharia, acredita o diretor.

– Cada vez se torna mais um desafio se adaptar ao mercado de trabalho. O nosso departamento está passando por um período de transição, o que é um reflexo das mudanças do mercado de trabalho. Hoje em dia, os profissionais trabalham fortemente com programação, fontes alternativas de energia e na área de robótica. A partir daí, temos tentado nos atualizar para refletir estas demandas do mercado. O engenheiro, que não se especializar nessas áreas, pode sofrer no mercado de trabalho, e nos dedicamos para que nossos alunos não passem por isso.

Delberis Araujo Lima

Além de responsável pela graduação em Engenharia Elétrica, em conjunto com o CETUC, o departamento é corresponsável pelas graduações em Engenharia de Computação, com o Departamento de Informática; de Controle e Automação, com o Departamento de Engenharia Mecânica; e de Nanotecnologia, com os Departamentos de Engenharia de Materiais, Química e Física. Ao todo, são 20 docentes na graduação e 27 na pós-graduação. 

Pilares do Departamento

Com professores e estudantes da PUC-Rio, o professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica Reinaldo Castro Souza desenvolveu softwares úteis para a sociedade. Entre as muitas invenções de Souza, o programa, de 1988, que pode prever secas no Nordeste do Brasil, influenciou a maneira como os moradores de regiões semiáridas fariam as colheitas e criariam o gado. 

Em 1975, Souza ingressou na PUC-Rio para cursar o mestrado em Engenharia de Sistemas. Já pós-doutorado em modelos estatísticos e econométricos na London School of Economics, curso concluído em 1986, o engenheiro se tornou professor da PUC-Rio. Com a história tão interligada à Universidade, o pesquisador demonstra apreço pela instituição, que concedeu tantas oportunidades e liberdade para as pesquisas. 

Ao falar de pessoas importantes para a Engenharia Elétrica, Souza citou os nomes dos professores padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., José Cabral, Francisco Flarys, Paulo Osório, Jean Paul Granvier, Celso Ribeiro, Marley Vellasco, Marcos da Silveira, Ricardo Tanscheit e José Ricardo Bergmann, entre outros. 

– Todas essas pessoas ajudaram a Engenharia Elétrica ser respeitada a nível interno e também na comunidade científica nacional e internacional. Eles são as pessoas que representam a senioridade do Departamento de Engenharia Elétrica.

Poucos são os departamentos que podem contar em sua história que um ex-aluno se tornou presidente. Na década de 1960, um estudante paraguaio chamado Raúl Cubas teve que batalhar no Palácio do Itamaraty pelo direito de cursar Engenharia Elétrica na PUC-Rio. Quase três décadas depois, em 1998, o ex-aluno da PUC-Rio se tornou presidente do Paraguai e, um ano depois, renunciou após o assassinato do vice-presidente, Luis María Argaña. São algumas das histórias da Engenharia Elétrica.